Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lançamento em Barbalha do documentário da memória dos prédios históricos de Barbalha


O evento faz parte das comemorações da Semana do Município (dos 164 anos de emancipação política de Barbalha).

O evento faz parte das comemorações da Semana do Município (dos 164 anos de emancipação política de Barbalha).

Foi um sucesso o lançamento do projeto Culminância dos Prédios Históricos de Barbalha, em evento realizado na manhã de hoje no Cine-Teatro Municipal. O evento contou com as presenças do prefeito municipal José Leite; da secretária de Governo, Izabel Cristina Cruz; do secretário de Educação do Município, Odair José de Matos; do diretor da Escola Josefa Alves de Sousa, Arlan Erick dos Santos; de professores, coordenadores pedagógicos e servidores da referida escola, além dos alunos que lá foram abrilhantar o evento.Durante o evento, aconteceram várias apresentações folclóricas com os grupos de xaxado da E.E. F.Maria Alacoque Bezerra e do grupo de Capoeira Filhos do Sol, além de recital de poesia e leitura da biografia da professora José Alves de Sousa, (”In memoriam”). O momento emocionante foi a execução do Hino Nacional, interpretado pela professora Luzineide de Sousa dos Santos, com acompanhamento da percussão do grupo de capoeira Filhos do Sol, que é parceiro da Escola Josefa Alves de Sousa.

O prefeito José Leite, no início, deu boas-vindas aos presentes e falou da importância do resgate da memória de Barbalha, hoje sendo apresentada pelos alunos e professores da Escola Josefa Alves de Sousa que tão bem tem se esforçado para ensinar aos alunos a história de Barbalha, que representa muito para o município. O prefeito José Leite, na oportunidade, falou dos projetos culturais que serão desenvolvidos a partir do momento em que Barbalha passou a ser incluída no projeto Cidades Históricas, do PAC. José Leite parabenizou a direção da Escola Josefa Alves de Sousa pela iniciativa desse trabalho tão importante para o conhecimento dos próprios alunos.O secretário de Educação, Odair José de Matos, também parabenizou os idealizadores do projeto apresentado pela Escola Josefa Alves e disse que os alunos estão de parabéns pela criatividade e o ato profissional que eles colocaram dentro do projeto Memórias dos Prédios Históricos de Barbalha.

Na solenidade, compareceu a filha de Dona Josefa Alves de Sousa (“In memoriam”), a senhora Maria Zuila Couto Gondim, que ofereceu à Escola Josefa Alves um quadro com a biografia de sua genitora, que faz parte da história da educação não somente de Barbalha, mas do Estado do Ceará. Ao final das apresentações, foram entregues as premiações aos alunos vencedores do concurso de ilustrações e aos alunos que se destacaram na oficina literária. Em seguida, houve o lançamento do documentário Memórias dos Prédios Históricos de Barbalha (o documentário foi exibido para os presentes através de data-show).